sexta-feira, 29 de abril de 2011

LEMBRANCINHAS PARA O DIA DA MAMÃE

Oi Gente!
Encontrei essas sugestões e achei muito bonitinhas.
Vejam só! São lixas de unha e ímãs de geladeiras de pregadores



Molde do porta lixa







Sacolinha com quatro pregadores cobertos por tecido





Esperamos que gostem!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

PROJETO PÁSCOA 2011

PROJETO PÁSCOA
CASO QUERIA CONHECER NOSSO PROJETO, ELE SE ENCONTRA COMPLETO EM UMA DE NOSSAS PÁGINAS.VOCÊ ENCONTRARÁ FOTOS, LEMBRANCINHAS, MÚSICAS UTILIZADAS, CONVITES E COMUNICADOS. 


ÁREA: ciências humanas
TEMPO: UMA semana
PÚBLICO ALVO – TODA A ESCOLA
RESPONSABILIDADE – ENSINO FUNDAMENTAL




COMUNICADO AOS PAIS




UM POUCO DE HISTÓRIA

A Páscoa é a principal festa dos judeus, celebra-se o êxodo e a libertação do povo de Israel da escravidão a que foi sujeito pelos egípcios. Para os cristãos, a Páscoa é dos eventos mais importantes do ano, celebra-se a Ressurreição de Cristo, crucificado para a libertação dos homens do pecado original. Durante a Semana Santa acontecem procissões e novenas que representam os momentos mais dolorosos da vida de Jesus. Os rituais normalmente representam a Crucificação, a Morte e a Ressurreição de Cristo. O domingo anterior ao domingo de Páscoa é o domingo de Ramos, e é quando se benzem os ramos de palmeiras e se celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. Em muitas regiões do Mundo, a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa são celebrados com manifestações de figurantes vestidos como no tempo de Jesus ou com imagens de Jesus crucificado. 

QUARESMA
São os 40 dias que precedem a Semana Santa. Onde os dias são dedicados à preparação para a celebração da ressurreição de Cristo.

O CORDEIRO
É o símbolo mais antigo da Páscoa. Significa a aliança feita entre Deus e o povo judeu. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com pães (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação da bondade de Deus com o povo, libertando os da escravidão do Egito. Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados. É a nova aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.

PÃO E VINHO
Sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia serviu-se dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre nós. É aliança eterna do criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós.

ÓLEOS SANTOS
Na antiguidade lutadores e guerreiros se untavam com óleos, pois acreditavam que estes lhe davam força. Para os cristãos, os óleos simbolizam o Espírito Santo, aquele que nos dá força e energia para vivermos segundo o evangelho de Jesus cristo.

CÍRIO PASCAL
É uma vela grande que se ascende na igreja no sábado de aleluia. Simbolizando que Cristo é a Luz dos povos. Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego “alfa e ômega”, que quer dizer: Deus é o princípio e fim.

COELHO
Por sua fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de Cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos.

O PEIXE
O peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo. Se Cristo é o Grande Peixe, somos os peixinhos de Cristo. Isso quer dizer que devemos sempre viver mergulhados na Graça de Cristo e na Vida Divina, trazidas a nós pela água do Batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d’água.

OVOS – DE PÁSCOA
Os cristãos primitivos do Oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos no período da quaresma.

COLOMBA PASCAL
O bolo em forma de pomba da paz significa a vinda do Espírito Santo.

GIRASSOL
Como símbolo da Páscoa, representa a busca da luz que é cristo Jesus e, assim como ele segue o astro rei, os cristãos buscam em Jesus o caminho, a verdade e a vida.

SINO
No domingo de Páscoa tocam festivos, anunciando com alegria a celebração da ressurreição de Jesus Cristo.

AS FESTIVIDADES DE PÁSCOA EM ALGUNS PAISES DO MUNDO.

A Páscoa festeja-se em todo o mundo, mas nem sempre da mesma maneira e muitas vezes com significado diferente. Brasil e América Latina - As crianças montam os seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchem-nos de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados num certo sítio para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho" também é uma brincadeira utilizada.
Na China - O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na altura da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, na forma de refeições e doces, para que estes fiquem satisfeitos com os seus descendentes.

Na Europa Central - Os festejos remontam aos antigos rituais pagãos do início da Primavera. A tradição da Páscoa inclui a oferta de amêndoas e a decoração de ovos cozidos com os quais são presenteados os familiares e amigos mais próximos. Também são feitas brincadeiras com ovos da Páscoa como, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que conseguir chegar mais longe sem partir.

Na Europa do Leste - (Ucrânia, Estónia, Lituânia e Rússia) - Faz-se a decoração de ovos com os quais se presenteiam os amigos e os parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas, deixam na noite anterior ao domingo de Páscoa um boné de tecido num lugar escondido, e o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos". 

Estados Unidos da América - A brincadeira mais tradicional é a "caça ao ovo", onde os ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.


1. APRESENTAÇÃO:

O projeto pretende através da realização de uma série de atividades, colocar as crianças em contato, com a sacralidade, através da comemoração da Páscoa, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não o comercial.

2. JUSTIFICATIVA:

Proporcionar as crianças o entendimento (o vivenciar) do significado da Páscoa.

3. PRODUÇÃO FINAL:

♥EXPOSIÇÃO NO PÁTIO DOS TRABALHOS DAS TURMAS (1º AO 5º ANOS)
♥MOVIMENTO SOCIAL (APRESENTAÇÃO DAS TURMAS) NO DIA 19 DE ABRIL (2º AO 5º ANOS)

4. OBJETIVOS GERAIS
• Desenvolver o raciocínio, a atenção e a percepção;
• Desenvolver a imaginação e a criatividade;
• Ampliar o vocabulário;
• Socializar-se com o grupo participando das propostas apresentadas na sala de aula e fora deste espaço.
• Participar com cooperação e interesse das atividades proporcionadas pela escola.

5. OBJETIVOS TERMINAIS:
♥ Entender o significado da Páscoa
♥ Diferenciar o sentido espiritual do comercial
♥ Propor as boas ações, a solidariedade

6. CONTEÚDOS

6.1.Conceituais: Conhecer a origem da Páscoa. Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores.
6.2.Procedimentais: Dramatização, confecção de bombons (trabalhar a receita), memorização de quadrinhas, coro falado, etc. Cantar músicas referentes ao tema; Elaborar textos referentes ao tema; Pesquisas; Sucatas; Confecção de cartazes; Recorte e colagem; Dobraduras.
6.3.Atitudinais: Participação nas atividades propostas; Crítica diante do comércio que envolve a Páscoa; Conscientização da importância do significado da Páscoa em nossa vida; Adquirir o ato das boas ações de forma espontânea e rotineira.
7. ETAPAS PREVISTAS:
7.1. LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:

♥ Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema.
♥ Produção de Textos coletivos.
♥ Conversas informais.
♥ Leitura de quadrinhas, poesias.
♥ Escrita espontânea com leitura de história sobre o tema.
♥ Coro-falado.

7.2.MATEMÁTICA:

♥ Estatísticas.
♥ Problemas.
♥ Correspondência
7.3. ARTES VISUAIS (AULA DE ARTES DA SEMANA)

♥ Modelagem
♥ Desenho e pintura
♥ Molde vazado
♥ Recorte e colagem
♥ Dobradura

7.4. MÚSICA:

♥ Roda cantada – NA ACOLHIDA DA SEGUNDA E TERÇA FEIRAS)
♥ Música referente ao tema
8. CULMINÂNCIA - celebração

- No pátio com todas as crianças e convidados, dia 19 de abril ás 9h30min
- Todas as crianças de branco
- Deverá haver um ritual solene e depois distribuição de pão e vinho (simbolicamente)


Márcia Helena Sales
Consultoria e Assessoria Pedagógica